Não Assuma uma culpa que não é sua

Não carregue uma culpa que não é sua

Quando for vítima de acusações, verifique se lhe cabe alguma culpa sobre os danos causados aos outros. 

Em muitos casos, as pessoas tendem a assumir culpa pelo mau comportamento do outro, sem refletir muito, e desta maneira levam uma vida sobrecarregada de traumas e tristezas, sentindo-se culpadas por muita coisa que não lhe diz respeito.

Existem (infelizmente) muitas pessoas que não aprenderam, ou não querem assumir seus erros e acham mais fácil colocar esta carga no ombro alheio. 

É importante  que saibamos discernir este tipo de atitude para que não nos comprometamos com demandas que não nos pertencer.

Cada um de nós deve assumir seus erros de forma clara e transparente, buscando repará-los sempre que possível. Mas apenas os nossos erros, não os erros alheios. 
*Psicologa Bradesco*

Nunca assuma a culpa por erros alheios.


Portanto, evite se culpar  por algo que deu errado na vida alheia. Compreenda que cada um de nós precisa lidar com seus erros e suas falhas. Ao assumir culpa pelos erros alheios, você está tirando do outro a oportunidade de mudar de postura. 


Se você se sente pressionado(a) em seu relacionamento amoroso, vida profissional ou familiar, sem ânimo para prosseguir, buque ajuda psicológica para lidar com esta situação.
Estou aqui para acolher sua queixa e ajudar da melhor forma.


Leia também



Saiba mais sobre a culpa


A Psicoterapia pode ajudar a lidar com sentimentos inúteis de culpas. 

Saiba mais.

Talvez você não saiba o limite de tuas responsabilidades afetivas; e passou boa parte da vida aceitando culpas que não são suas, o que faz com que você agora possa trazer uma bagagem emocional bastante pesada.


Você não precisa passar por isso.



Saiba que a Psicoterapia pode ajudá-lo(a) a compreender quais são seus limites de responsabilidade social.


Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema parecido, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, etc

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais,


Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional.


Meu consultório de Psicologiafica na Vila Mariana, Zona Sul de SP

 Psicologa Clínica, na Vila Mariana, zona sul sp.
Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa
Em frente ao McDonalds
Agenda OnLine para marcar consultas.

São atendimentos voltados para pessoas que estão em situação de alto risco psicológico, que estão atravessando situação traumática na última semana.

A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.
Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.


psicologa amil sp
psicoterapeuta são paulo 
psicanalista bradesco saude sp
psicologa e terapia 
psicólogos da zona sul de sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP, 
Psicologa Online,
Psicologa e terapia infantil,
Psicologa em SP
Psicologa em Vila Mariana