Mais um ano se foi e um novo ano começa. Ano novo significa muito mais que uma simples virada no calendário: é hora de recomeçar.
Recomeçar a vida é abrir a mente para retomar projetos abandonados, resgatar afetos esquecidos, recomeçar a cuidar de você mesmx.
A cada ano que termina um ciclo se fecha, e muitas vezes deixamos coisas inacabadas, por falta de tempo, de interesse ou de ânimo.
O recomeço serve justamente para que possamos passar nossa vida numa espécie de peneira psicológica: verificar o deve ser mantido, e dar prosseguimento com coragem, força e otimismo; e jogar fora tudo aquilo que não serve: afetos que não fluíram, empregos que não estão lhe agregam produtividade, sabedoria e/ou dinheiro.
Também é tempo de jogar fora comportamentos, pensamentos e ações que não servem pra absolutamente nada: apenas ocupam um precioso espaço na sua mente. Tempo este que poderia ser gasto com coisas realmente úteis pra você.
É hora de aprender novos hábitos: gastar dinheiro com sabedoria, sem desperdício; falar o que pensa sem ser agressivx.
Também é hora de mudar: se não está contente com a sua aparência, mude. Trata-se de seu corpo, é você que tem de estar feliz com a imagem no espelho.
Não aceite imposições sobre isso. Experimente tingir seu cabelo de azul se esta sempre foi sua vontade, ou deixar a barba crescer (por exemplo).
Experimente também fazer coisas novas: andar de bicicleta na Av. Paulista; andar de patinete por aí; jogar vôlei, nadar, dançar, ou começar uma atividade intelectual nova.
Também é hora de aprender novas coisas, se você quiser: cozinhar, costurar, pintar, esculpir, investir na bolsa de valores, etc.
E sobretudo: é hora de cuidar da sua mente.
As vezes, ligamos o piloto automático da vida e não vemos o quanto isto nos desgasta. Acumulamos estresse e um belo dia percebemos que estamos cansadxs, e nem sabemos de que.
Aproveite a virada do ano e faça uma virada na sua vida: procure terapia.
Saiba que a Psicoterapia pode ajudar você a encontrar novos caminhos, novas ideias, novas recompensas, e novas formas de viver.