O Retrato de Doryan Grey -Livro de Oscar Wilde adaptado para o cinema |
Somos constantemente bombardeados por propagandas de "como ter um corpo perfeito", "como perder 15 quilos em uma semana", "como ter um sorriso perfeito", etc..
Tais mensagens parecem trazer em suas entrelinhas outras tantas mensagens, o que leva muitos indivíduos a questionarem se estão dentro dos padrões de beleza.
Vamos pensar sobre isto.
Vamos pensar sobre isto.
De acordo com o dicionário Michaelis beleza é:
be.le.za
Para fins de alinhamento de ideias, utilizarei a definição 6, que me parece mais ampla e menos enviezada.
Beleza é relativa.
Quando pensamos que o que agrada uns pode não agradar a outros, logo, somos levamos a pensar que o conceito de beleza é RELATIVO, ou seja, aquilo que é belo para mim, pode não ser para você, e vice-versa, por isso, o senso comum aponta que: "a beleza está no olho de quem vê.
Na sociedade contemporânea,a confusão é geral: não se sabe mais o que é certo ou errado, o feio se mistura com o belo, o brega com o chique. Isto prova a relatividade do conceito.
Então, se o conceito de beleza é relativo, porque algumas pessoas se esforçam para entrar nos padrões?
Podemos levantar muitas hipóteses: insegurança, medo de rejeição, dificuldade na tomada de decisões, necessidade de aceitação, necessidade de superação, desejo de controlar, de chamar a atenção, etc..
Beleza é diferente de boa aparência
Se Beleza é algo relativo, a boa aparência também o é. Ter uma boa aparência significa parecer saudável, tanto física quanto psicologicamente
Beleza é diferente de boa auto-estima
Quando se coloca a auto estima como sinônimo de "beleza" ou "boa aparência" comete-se um triste reducionismo conceitual: É possível que um indivíduo totalmente fora dos "padrões de beleza ditado pelas tendências" seja totalmente feliz, tenha saúde e seja emocionalmente equilibrado, ao contrário de outros que se esforçam para atingir a paidéia pós moderna, e não conseguem se encontrar emocionalmente.
Beleza é fundamental?
Para aqueles que responderam "sim" a esta pergunta, sugiro que revejam seus conceitos, pois isto colabora para elevar o grau de exigência das relações, levando ao isolamento e à solidão.
A beleza pode servir de chamariz para novos relacionamentos, mas não é o que sustenta uma relação.É diferente de ter uma boa aparência. A beleza tende a agradar o outro; ter boa aparência agrada a nós mesmos.
Beleza não é condição para felicidade, "sorte no amor" etc.. Colocar a beleza como principal condição de sucesso nos relacionamentos é demonstrar pouco valor a outras qualidades que são fundamentais para uma relação bem sucedida: caráter, bondade, aceitação, comprometimento, autenticidade, etc.
Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia(realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. Entenda como funciona uma sessão de terapia. Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais. Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional. Meu consultório de Psicóloga fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP Agende uma consulta Gratuita psicológica | ||
Pelo link | Agenda OnLine | |
Por Whatsapp | (11-99984-9910) | |
Por Email | agendamento@psicologiasemfronteiras.com.br | |
EndereçoPsicologa em SP Zona sul Vila Mariana | Rua Domingos de Moraes, 770 Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL) Metrô Ana Rosa Em frente ao McDonalds | |
Horário de atendimento | Seg-sexta: Sábado: | 7:00 - 23:00 7:00 - 21:00 |
Psicóloga online |
❖Transtorno de Humor
❖Ansiedade
Ansiedade crônica, Ansiedade generalizada, transtorno do estresse, estresse pós-traumático transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
❖Fobias
Fobias em geral, síndrome do pânico.
❖Relacionamentos
dificuldade de relacionamento, Superação de término de relacionamento, ciúme patológico, amor patológico, Dificuldade de comunicação, Identificar relacionamentos abusivos
❖Vícios
Compulsões por comida, trabalho, compras e outras. Vício em celular, FOMO e dependência química.
❖Problemas de Sono
Insônia e Hipersonia não-orgânica.
❖Personalidade
❖Desenvolvimento pessoal
Necessidade de aceitação, Baixa autoestima, desmotivação, estresse, dificuldade em tomar decisões, sentimento crônico de vazio, pensamentos obsessivos, ideação suicida, comportamento de automutilação, dificuldade de se expressar, insegurança, indecisão, auto cobrança excessiva e instabilidade emocional.
❖Sentimentos
Lidar com sentimento de culpa, Sentimentos reprimidos, Dificuldade de demonstrar afeto, Carência afetiva, Dependência emocional e afetiva,Amor Patológico - Amor doente
❖Trabalho e Carreira
Estresse Dificuldades de relacionamento no trabalho, desenvolvimento e/ou escolha da carreira, problemas no trabalho,
❖Estudos
Dificuldade de aprendizagem, TDAH
❖Terapia de casal
Indicada para compreender a dinâmica e o comportamento do casal, e solucionar Problemas conjugais, para manter um relacionamento feliz, Dificuldades sexuais, minimizar as discussões desnecessárias.
Leia também
- Abra-se ao amor sem medo de ser feliz
- Amor custa caro
- Amor sem limites
- Declarações de Amor
- Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.
- O amor correspondido
- O mito do Amor romântico
- Pessoas românticas
- Por que dizer "EU TE AMO" é tão difícil
- Reconciliações
- Será que você ama?
- Vamos Falar Sobre AMOR?
- Você sabe amar?
- Você se sente amada (o)?
- Você tem medo de amar?
Psicóloga em SP zona sul, psicoterapia Bradesco, psicóloga Amil vila mariana, psicóloga Sulamérica em sp. Tratamento depressão, tratamento para Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil, psicologia online, psicólogo SP, Psicologa sp
Psicologa BradescoPsicologa AmilPsicologa SulamericaPsicologa em SPPsicologa