 Se chegou aqui, certamente tem bons motivos para fazer terapia (afinal aqui é um site de psicologia voltado para o público em geral).
Se chegou aqui, certamente tem bons motivos para fazer terapia (afinal aqui é um site de psicologia voltado para o público em geral).Possivelmente, estava navegando pela net afora em busca de respostas para suas angústias, ou mesmo em busca de um consultório de psicologia, para iniciar sua terapia, e que seja perto de sua casa ou trabalho, onde seja possível encontrar bons psicólogos (estou na zona sul de São Paulo, SP).
No entanto, a decisão de fazer terapia não é algo simples. Psicoterapia é um processo de autoconhecimento e nem sempre queremos isto. Existem momentos em que não queremos saber de nada. Em Outros momentos, queremos ficar bem conosco e com as pessoas, com o mundo, e planejar um futuro promissor.
Vou elencar os 10 principais motivos para fazer terapia.
As pessoas procuram a terapia quando:
- Estão cansadas de sofrer pelo mesmo motivo, ano após ano. Seja no amor, no trabalho na família ou com ela mesma, em busca de respostas;
- Querem superar a Dificuldade de manter relacionamentos afetivos;
- Buscam a Superação das crenças de desamor;
- Querem superar ou perdoar uma traição;
- O que fazer se sofrer uma desilusão amorosa;
- Não aguentam mais e precisam vencer o ciúme;
- Precisam encarecidamente superar a perda de um relacionamento;
- Desejam aprender a demonstrar Sentimentos reprimidos;
- Precisam Desapegar de algo ou alguém;
- Vivem um Amor desgastado:
Outros motivos para fazer terapia:
A terapia amplia a compreensão sobre si mesmo e sobre o meio social em que está inserido, colaborando para a construção de relacionamentos mais sólidos; Promove a modificação de  pensamentos disfuncionais, e comportamentos problemáticos, o autoconhecimento e a renovação psicológica.
Novos sentimentos surgem; a coragem parece brotar como flores que nasceram no asfalto; sentimentos inconfessáveis têm passagem livre dentro do consultório de psicoterapia; certezas absolutas dão lugar à dúvidas; e dúvidas dão lugar a novas dúvidas.
Pressupostos, preconceitos e paradigmas construídos ao longo de toda uma existência, são implodidos à medida em que o indivíduo entra em contato consigo mesmo e consegue compreender que é um indivíduo inteiro, cheio de vontades, desejos e tendências e deste modo pode criar novos pressupostos e paradigmas. 
As crenças sobre si mesmo vão se modificando... as pessoas tendem a ampliar a compreensão acerca de si mesmas, trocando a frase "EU SOU", por "EU ESTOU".
  
 
| ·       | 
Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. Geralmente as pessoas procuram terapia quando:
- Estão      em busca de autoconhecimento; autoaceitação, ou      buscam formas de resgatar sua autoestima, para      modificar e superar as crenças de desamor; e      viver uma vida sem a necessidade de      máscaras;
- Precisam      superar o  término de relacionamento, uma  traição      ou desilusão amorosa
- Sofrem      com Ansiedade crônica, Depressão      leve moderada ou grave,  Desmotivação; 
- Quando      querem se livrar de alguns sentimentos      ruins como a  inveja,  a      culpa, a raiva, o      ciúme etc;
- Querem      aprender a manter um relacionamento      feliz, ou superar a carência      afetiva,  e a Dependência emocional, aprendendo a lidar com      perdas, abandonos e solidão;
- Precisam perdoar, mas      não têm a mínima ideia de como fazer isto;
- Querem      aprender a se importar menos com o que os outros pensam  a seu      respeito; 
- Não      se consideram suficientemente      inteligentes;
- Querem deixar de romantizar excessivamente o      trabalho;
- Amam demais, ou não sabem amar;
- Precisam urgentemente aprender a dizer não;
- Identificar      e se libertar de relacionamentos      abusivos, abuso moral ou psicológico; e não querem mais      aceitar joguinhos      amorosos, nem relacionamentos descartáveis;
- Estresse      no trabalho, no amor ou na família; Problemas conjugais,
- estafa,
- Dificuldade      de relacionamentos, de comunicação,       demonstrar afeto, de expressar sentimentos,       de      manter relacionamentos afetivos, de comunicação,   de tomar      decisões, etc;
- Querem      aprender a amar de forma mais      assertiva, sem fazer ou aceitar      joguinhos amorosos e chantagem emocional.
- Dificuldades      sexuais, etc.
- Sentimentos      reprimidos,  ou sentimento crônico de vazio,
- insônia,
- pensamentos obsessivos, distorcidos intrusivos      ou recorrentes;
- Apresentam      ideação suicida, comportamento de automutilação, agressividade      exagerada,etc.
- transtorno      de personalidade: Bipolar, Borderline, Esquiva, Paranóide,
- oscilação      de humor
·         Tratamento para
o   Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 
o   Se você nunca passou por psicólogos, ou por algum motivo precisou interromper sua *psicoterapia, e sente que precisa de ajuda emocional, para lidar com ansiedade depressão, fobias, pânicos, Transtorno de personalidade, entre em contato.