O que significa “A necessidade de aceitação”?
Na Psicologia, Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros.
Autenticidade
Quando são aceitas de forma incondicional, as pessoas tendem a manifestar-se de forma mais autêntica, conseguindo desenvolver suas potencialidades (Rogers, 1981).
Embora seja desejável obter a aceitação externa, a aceitação não é condição sine qua non para a felicidade. É possível viver em paz, mesmo nos ambientes mais hostis, embora não seja fácil.
A busca pela aceitação
A busca pela aceitação ( de grupos sociais ou parceiros afetivos) pode levar a um certo desgaste nas relações, uma vez que para agradar ao outro,as vezes é necessário deixar de fazer algo por si.
Em alguns casos, as pessoas se tornam infelizes, reprimindo sentimentos, pensamentos e comportamentos, o que pode levar eventualmente ao desajuste emocional e ao adoecimento psíquico.
Em alguns casos, as pessoas se tornam infelizes, reprimindo sentimentos, pensamentos e comportamentos, o que pode levar eventualmente ao desajuste emocional e ao adoecimento psíquico.
Preservando a individualidade
Existe um espaço vital, só nosso, onde cultivamos nossos sonhos, fantasias, alegrias, tristezas, sonhos. Este espaço é como um jardim, que deve ser regado, podado, cultivado incessantemente. Seria justo destruir este jardim para receber aceitação?
Se o desejo de aceitação alheia for maior que a autoaceitação, é hora de rever alguns pontos importantes, questionando os motivos que levam a abrir mão da própria identidade. Devemos fazer concessões? Para que? Quais os ganhos? Quais as perdas? Como lidar com isso?
Tendência Atualizante
Conforme aponta Rogers, quando aceito, o indivíduo tende a crescer, isto se chama Tendência Atualizante. Portanto, o bloqueio deste crescimento pode indicar falta de autoaceitação genuína.
Naturalmente, devemos fazer algumas concessões para conviver em sociedade, mas existe uma longa distância entre fazer concessões para o bem-estar de todos e abrir mão de si mesmo (a). Mas quando o mal estar psicológico se instalar, é hora de rever certas atitudes!
Referências.
ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
Se você busca resposta para seus questionamentos, saiba que a Psicologia pode ajudar bastante; embora não tenhamos respostas para tudo, podemos pensar juntos sobre diversos temas.
❖Como lidar com carência afetiva?
❖Dá pra superar a Dificuldade de manter relacionamentos afetivos e ser mais feliz no amor?
❖Como não idealizar um grande amor?
❖Dá pra superar a Dificuldade de manter relacionamentos afetivos e ser mais feliz no amor?
❖Como não idealizar um grande amor?
A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso. psicologa amil sp psicoterapeuta são paulo psicanalista bradesco saude sp psicologa e terapia psicólogos da zona sul de sp, Psicologa Clínica em São Paulo SP, Psicologa Online, Psicologa e terapia infantil, Psicologa em SP Psicologa em Vila Mariana |