Como encontrar o psicólogo certo

Where to begin 

How to Find the Right Therapist For You




Como encontrar o psicólogo certo

Esther Perel

Texto original:



A auto-entrevista
Responda a estas perguntas primeiro.


  • Por que terapia e por que agora?
  • Em que você gostaria de trabalhar?
  • Qual é o resultado desejado?
  • O que você está preparado para fazer para alcançar esse objetivo?
  • O que você espera do seu terapeuta?
  • Quais foram as suas experiências em terapia até agora e o que foi útil? O que não foi? Quais são as lições que você aprendeu?

Seja terapia individual, de casal ou familiar, o tipo de terapeuta que eu sempre recomendo é aquele que é desafiador e direto, mas não julga; tem a mente aberta e está disposta a permitir que as pessoas explorem opções na vida muito diferentes das suas. Alguém que não se apressa em diagnosticar e patologizar, e que tem um profundo entendimento dos meandros da intimidade e da sexualidade.

No cerne da terapia está a relação entre o paciente e o terapeuta, portanto, é fundamental encontrar o ajuste certo. Existem inúmeras modalidades de terapia, portanto, aterrar em um bom local com uma abordagem adequada é um processo, mas você deve entender o que está procurando antes de começar.

Eu estava na universidade quando tive meu primeiro compromisso. O terapeuta sentou-se em silêncio, esperando eu falar. Quanto mais ele esperava, menos possível era falar. O tempo se arrastou, um silêncio doloroso preenchendo toda a sessão. Foi um terrível impasse durante o qual eu só conseguia pensar: o que há de errado comigo?

A única coisa que estava "errada" era que eu não sabia o que esperar. Eu apenas me perguntei vagamente o que estava procurando e não fazia ideia do que perguntar à pessoa à minha frente. Tudo que eu sabia era que me sentia mal. É fácil culpar o terapeuta e dizer que ele não fez nada, mas também é importante reconhecer que eu não fiz nada. Eventualmente, saí pensando que não era bom nisso. Hoje, penso o contrário. Um roteiro, como o que se segue, pode fazer toda a diferença.



A entrevista de consulta
Faça perguntas diretas e obtenha clareza antes mesmo de marcar uma consulta.

O terapeuta tem experiência em trabalhar com seus problemas específicos? Esteja você lidando com um distúrbio alimentar, trauma, dependência, tristeza, ansiedade, dor sexual ou violência doméstica (para citar alguns), é importante que você trabalhe com alguém que conhece o seu problema.

Da mesma forma, se você estiver procurando a terapia de casais para enfrentar desafios sexuais, pergunte se o terapeuta tem experiência em trabalhar nas duas áreas.

Se você se identifica como LGBTQA +, pode querer um terapeuta com experiência em trabalhar com pacientes LGBTQA +. Esta é uma preferência pessoal.

Pergunte há quanto tempo eles praticam, que tipo de treinamento eles têm e se são terapeutas licenciados.

Compartilhe suas respostas em sua “Entrevista Automática” e peça ao terapeuta que entenda sua situação. Você também pode perguntar:

  • Como você visualiza nosso trabalho juntos?
  • Como você descreve sua abordagem?
  • Você é especialista em alguma das áreas com as quais eu luto?

Você pode estar se perguntando se não há problema em fazer perguntas pessoais. Isto é! E cabe ao terapeuta decidir o que é apropriado compartilhar ao responder. Para muitas pessoas, a terapia ainda está cheia de estigma e conversar com um estranho é uma prática bizarra.

Quando treino terapeutas, lembro-lhes sempre que, depois que o paciente lhe fala tanto em tão pouco tempo, é importante que o terapeuta ofereça ao paciente a oportunidade de perguntar sobre si e seu trabalho. Eu prefiro esse tipo de postura colaborativa.












Entenda como funciona uma sessão de terapia.




Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a). E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte. Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir., o que leva nosso comportamento a ficar mais lento.

Minha sugestão para lidar com isso é: procurem ajuda. Procurem algum profissional que entenda de comportamento humano.

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

Nunca passou na Psicologa?  Não tem problema, fique tranquilo(A). Se você nunca passou por psicólogos, ou por algum motivo precisou interromper sua *psicoterapia, e sente que precisa de ajuda emocional, para lidar com ansiedade depressão, fobias, pânicos, Transtorno de personalidade, entre em contato.

Quem precisa de terapia? - Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia?: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. 

Geralmente as pessoas procuram Psicoterapia quando:
Sobre a psicologa: Especialista em Relacionamentos.
Atualmente Psicologa Clínica, na Vila Mariana, zona sul sp.
Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa
Em frente ao McDonalds
Agenda OnLine para marcar consultas.
Plano de saúde cobre psicologa
Informações sobre atendimento Psicologico por meio de Plano de Saúde (Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, Intermédica Notredame)
O que esperar de uma Psicologa
Para você quer faz Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas.  O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem que isso seja pesado para o paciente psicológico
O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? Saiba mais
Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão
O valor cobrado por uma sessão de Psicoterapia em são Paulo, é uma média do preço praticado na cidade de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp.
Os preços são fracionados de acordo com a duração de cada sessão, para que todos as pessoas tenham acesso aos atendimentos
São atendimentos voltados para pessoas que estão em situação de alto risco psicológico, que estão atravessando situação traumática na última semana.

Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.
A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.
Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.








Tratamentos psicológicos  para




psicologa amil sp
psicoterapeuta são paulo 
psicanalista bradesco saude sp
psicologa e terapia 
psicólogos da zona sul de sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP, 
Psicologa Online,
Psicologa e terapia infantil,
Psicologa em SP
Psicologa em Vila Mariana
Psicóloga em SP zona sul, psicoterapia Bradesco, psicóloga Amil vila mariana, psicóloga Sulamérica em sp. Tratamento depressão, tratamento para  Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo,  whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal,  consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde BradescoPsicóloga Amil, psicologia online, psicólogo SP, Psicologa sp
*Psicólogo*
*Psicóloga*
*autoestima*
*terapia*
*Psicólogo Online*
*depressão*
*ansiedade*
*Psicologo Bradesco SAÚDE *,
*Psicologo Amil*,
*Psicologo Sulamérica*,
*Psicologa Bradesco Saúde*,
*Psicologa Amil*,