Tenho acompanhado a movimentação dos relacionamentos afetivos, nos últimos dez anos, e percebido que existe uma tendência maior ao relacionamento aberto.
Porém, é um assunto bastante polêmico, que exige muita reflexão.
Vamos falar sobre relacionamento aberto?
Na sua opinião, relacionamento aberto pode dar certo?
Quais os aspectos positivos e negativos de uma relação aberta?
Como a Psicologia estuda o relacionamento aberto e o Poliamor?
Poliamor é a mesma coisa que relacionamento aberto?
Poliamor e relacionamento aberto podem eliminar comportamentos de traição?
O que é um relacionamento aberto?
a melhor definição que encontrei foi na Wikipedia:
Relacionamento aberto é a relação afetiva em que os parceiros envolvidos concordam com uma forma de não-monogamia,[1] de modo que relações afetivas/sexuais com terceiros possam não ser consideradas traição ou infidelidade. Isso significa que eles concordam que uma relação íntima ou romântica com terceiros é aceito, permitido ou tolerado.[2]O conceito tem sido reconhecido desde a década de 1970.[3]
É defendido por seus adeptos como uma alternativa ao modelo monogâmico tradicional, alternativa preocupada com os efeitos do tolhimento do desejo no indivíduo e no casal. Ainda segundo seus defensores, o uso do termo para referir-se ao ficar é inapropriado por este último ter por essência a ausência de compromissos, o que não acontece nos casamentos abertos e namoros abertos.
Sartre e Simone de Beauvoir são a mais conhecida referência neste tema. Com seu relacionamento iniciado nos idos dos anos 20 (mais precisamente em 1929), início marcado por conhecida frase de Sartre: "entre nós, trata-se de um amor necessário: convém que conheçamos também amores contingentes" (inspirada na concepção filosófica de verdade necessária e verdade contingente), tornou-se qüinquagintária, findando apenas com a morte de Sartre, em 1980.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Relacionamento_aberto
Acesso em 7-11-2019
Alguns mitos sobre relacionamento aberto
Segundo o site Medium, O escrito Yuri Hollanda, descreve com muita propriedade 10 verdades que pouca gente sabe:1. Você não precisa ser graduado/a na ‘Lei do Desapego’ para estar em uma relação aberta.
2. Discussões com seu/sua parceiro/a poderão ser mais constantes e intensas.3. Pode ser do jeitinho que você quiser.
4. Uma vez que entrou, não é obrigado a ficar para sempre.
5. A intimidade pesa.
6. Não é fácil.
7. As pessoas vão julgar.
8. Não existe ‘Corno Gourmet’.
9. Relacionamentos abertos não são tentativas de salvar uma relação ruim.
10. É mais sobre liberdade, menos sobre sexo.
Fonte: https://medium.com/@yurihollanda/10-coisas-que-n%C3%A3o-te-contam-sobre-relacionamento-aberto-77b3899170b0.Acesso em 07-11-2019
Relacionamentos abertos podem dar certo?
Podem, sem dúvida.
Leia aqui sobre os casos em os relacionamentos abertos funcionaram.
No entanto, em 08 anos de experiência clínica, e em mais de 25 anos trabalhando com o pessoas, nunca presenciei nenhum que funcionasse. Alguns se tornaram relacionamentos fechados, outros se romperam depois de alguns meses de funcionamento caótico, onde imperavam o ciúme, o despeito, a inveja e a baixa auto estima.
Quer saber se você se daria bem em um relacionamento aberto? Faça o teste.
Para dar certo é preciso que todas os envolvidos estejam com a autoestima sempre fortalecida, a fim de não cobrar do outro uma atenção que soaria inadequada; é preciso uma dose extra de desprendimento, deixar de lado a inveja que surge quando o parceiro "se dá bem"; superar toda a idealização de contos de fadas, e manter a cabeça ocupada com outros interesses que não sejam o amor.
Nunca passou na Psicologa? Não tem problema, fique tranquilo(A). Se você nunca passou por psicólogos, ou por algum motivo precisou interromper sua *psicoterapia, e sente que precisa de ajuda emocional, para lidar com ansiedade depressão, fobias, pânicos, Transtorno de personalidade, entre em contato. |