Mitos e Verdades sobre Psicoterapia, Psicólogos e PsicanáliseComo todo campo do saber, a Psicologia (e suas variantes,Psicólogos, Psicanálise, etc) é recheada e de mitos e verdades.

Quando algumas informações caem no senso comum (com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.



As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.

Nós, Psicólogos tentamos reverter estas distorções a fim de que as pessoas possam usufruir do nosso trabalho,que visa ajudar as pessoas a viverem com mais qualidade de vida emocional.

Vou tentar esclarecer alguns mitos.

Mito sobre Psicólogos

  •  O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.

Jamais.
O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados.


Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos.
Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. Saiba mais


O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.

  • psicólogo apenas ouve o paciente
Depende da abordagem: Os psicanalistas tendem a ouvir mais e intervir menos; os humanistas e comportamentais as vezes falam um pouco mais. Tudo depende da formação de cada um.

Saiba mais

  • "Psicólogo não pode atender parentes"

De fato: não pode atender OS SEUS parentes. Não podemos atender nossos irmãos, tios, primos, filhos, pois nosso vínculo transcende o profissional. 


Sobre atendimento de indivíduos da mesma família, o CRP-SP responde:

77 - Posso atender pessoas que se conhecem ou que são parentes, em atendimentos individuais?
A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).

78 - Devo tomar algum cuidado quando optar por atender familiares e/ou conhecidos(as)?

Sim. Além do conhecimento e consentimento das pessoas atendidas, o(a) psicólogo(a) deverá estar atento(a) em relação ao sigilo profissional. As informações de um atendimento não podem, em nenhuma hipótese, ser reveladas ou utilizadas no outro atendimento.

  • "Psicólogo não pode ter problemas pessoais"
Se isto fosse verdade,poucas pessoas poderiam ser psicólogos,não é mesmo? Quem não tem lá seus conflito que atire a primeira pedra.
Seria bom se não tivéssemos problemas, que pudéssemos ficar para sempre numa redoma contemplando a vida, mas isto não acontece.
Quando o psicólogo está com muitos conflitos,sentindo-se incapacitado para ajudar os outros, geralmente ele pede uma licença para resolver suas questões; outros usam suas dores para compreender melhor a dor do outro. Mas sempre estamos buscando melhorar,por isso estamos sempre em terapia e supervisão.

Mitos sobre Psicoterapia

  • "Psicoterapia é para a vida toda"

Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se ajustar ao seu meio. Neste caso, o paciente viria  para a terapia apenas para a "manutenção cognitiva". Claro que em ALGUNS casos, a psicoterapia é necessária por longos períodos. se as pessoas são diferentes, o tempo de terapia também o é.

  •  "Custo Psicoterapia "

A Psicoterapia mais barata não é necessariamente ruim. Existem bons psicólogos que oferecem um preço justo, a fim de que todos possam contam com os serviços do psicólogo

Se você procurar com calma,sempre encontrará um profissional que aceite o que você pode pagar. Basta conversar. É obrigação do psicólogo estar aberto ao diálogo.

  •  Psicoterapia: Substitui a medicação.

Não.
E o pressuposto contrário também é falso.
A medicação (ansiolíticos,antidepressivos e antipsicóticos) também não substituem a Psicoterapia.

São tratamentos complementares, como o trabalho do dentista e do protético. É necessária uma avaliação bem feita para saber quando entrar com medicação, quando pedir a suspensão, a redução, etc.

Leia também



Psicóloga em SP, psicóloga Bradesco, psicóloga Amil, psicóloga Sulamérica. Tratamento depressão e Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, aconselhamento de casal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde BradescoPsicóloga Amil, psicologia online, psicólogo SP, Psicologa sp
com psicologa , conversa com psicóloga, dependência afetiva, dependência afetiva psicologia, desejo de ser aceito, diferença ent