Ter ou não ser: eis a Questão. Neste artigo, gostaria de refletir sobre a relação entre o "ter" e o "ser"

Vivemos numa sociedade de consumo, onde o "ter" (bens materiais, títulos, atributos físicos e poder aquisitivo) é mais valorizado do que o "ser".


Precisamos realmente ter?


Quando nos apresentamos, tendemos a falar de nossos atributos sociais, e profissionais; nas redes de relacionamentos, as pessoas se apresentam usando os atributos físicos como chamariz.

psicologa, sp, vila mariana, saude bradesco, sul america, amil, golden cross
Fonte: Revista esfinge com.br
Talvez as pessoas não falem de si, por não saberem quem são, e quais são seus atributos emocionais e afetivos; ou talvez porque tais características não sejam valorizadas no mundo moderno.

Escalando a Pirâmide das necessidades de Maslow, percebemos que as necessidades afetivas/emocionais aparecem no topo. Na base estão as necessidades consideradas primordiais para a sobrevivência.


Isto pode significar que as necessidades de segurança e sociais devem ser supridas antes das outras. 

No entanto,  gosto pelo supérfluo, por luxo, riqueza, ostentação, não se encontra em nenhum degrau da pirâmide.


Você não é aquilo que tem


Se considerarmos que o supérfluo serve para satisfação pessoal, e que esta satisfação estaria ligada à busca pela aprovação social, então para alguns o consumismo estaria encaixado no terceiro degrau da pirâmide onde o que conta é a busca pelo pertencimento, pois nesse caso ter é igual a ser. 

Porém, as necessidades básicas devem ser supridas, mas não usadas de maneira exagerada na busca pela aceitação social.


Seja você mesmo.


Seria útil que os indivíduos que buscam aceitação social, buscassem conhecer melhor a si mesmos, e passassem a ostentar mais aquilo que tem de melhor: a capacidade de socialização por meio do sorriso sincero, da preocupação com o outro, da empatia, da humildade, do comprometimento, da alegria, da paz e do amor.

Desta forma, passando a mostrar quem você é, e não o que você tem, a possibilidade de encontrar afetos verdadeiros aumentará.


Lembre-se: você é aquilo que pensa, e não quilo que tem.





Agende uma consulta Gratuita psicológica


Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema parecido, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, etc

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais,


Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional.

Meu consultório de Psicologia fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP


Agende uma consulta Gratuita psicológica

Pelo link

 Agenda OnLine

Por Whatsapp

(11-99984-9910)

Por Email

agendamento@psicologiasemfronteiras.com.br

Endereço

Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa - Vila Mariana
Em frente ao McDonalds

Horário de atendimento

Seg-sexta:
Sábado:
7:00 - 23:00
7:00 - 21:00

Psicóloga online 


Tenho credenciamento do CRP-SP para realizar terapia  online