Por que as pessoas somem da nossa vida, misteriosamente, como se evaporassem?
Não há UMA resposta definitiva para esta pergunta.
O objetivo deste post é exercitar a reflexão em torno do tema à luz da psicologia.
Os relacionamentos mediados pela internet trazem algumas características peculiares:
Para algumas pessoas são tentativas de encontrar um relacionamento que atenda seus ideais; para outras, trata-se uma chance de fugir da solidão mesmo que por uma noite apenas.
Estas características acabam contaminando os relacionamentos estabelecidos de outra forma, levando-nos a viver na era do "Amor Líquido"
Estas características acabam contaminando os relacionamentos estabelecidos de outra forma, levando-nos a viver na era do "Amor Líquido"
A falta de contato
Em nosso mundo de furiosa “individualização”, os relacionamentos são bênçãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo, e não há como determinar quando um se transforma no outro. Na maior parte do tempo, esses dois avatares coabitam embora em diferentes níveis de consciência. No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência. É por isso, podemos garantir, que se encontram tão firmemente no cerne das atenções dos modernos e líquidos indivíduos-por-decreto, e no topo de sua agenda existencial. (Bauman, 2004, p.6)
Neste cenário marcado pelo individualismo, a tendência é que a busca por relacionamentos que ofereçam o máximo, e que cobrem o mínimo:
Por que as pessoas não mantém contato?
- Alguns querem ser amados, nas resistem na hora de se entregar;
- Alguns querem apenas ser cultuados por exibirem um corpo "perfeito", sem se dar ao trabalho de olhar para o rosto do outro; (O bom e velho olho-no-olho foi substituído pelo olho-nos-bíceps, ou olho-nas-nádegas)
- Alguns esperam alguém que tenha poder aquisitivo suficiente para oferecer encontros mágicos e confortáveis;
- Alguns querem se encontrar com pessoas que as admire pela sua capacidade intelectual, sem se dar ao trabalho de ouvir minimamente o que o outro tem a dizer.
E talvez por isso... algumas pessoas somem!
Motivos para falta de contato
Podemos elencar aproximadamente 1000 motivos que levam as pessoas a sumirem depois de alguns encontros: mas vou elencar apenas alguns:
- Medo de um envolvimento afetivo maior, quando não houve afinidade suficiente para isto;
- Medo de ser julgado e avaliado pela outra parte;
- Sentimento de inferioridade ou superioridade diante do outro;
- Dificuldade em acompanhar o ritmo do outro;
- Sentir-se sufocado diante do outro;
- Não sentir abertura suficiente para engajar um relacionamento constante;
- Perceber como insuficiente a forma como a outra parte demonstrou interesse;
- Falta de química;
- Percepção de falta de interesse da outra parte;
- Medo de parecer carente, pegajoso, etc..
- Percepção de que o outro é carente, pegajoso, etc.
- Percepção de que o outro está buscando algo que não é possível oferecer naquele momento;
- etc.
Em geral, os indivíduos que somem tendem a fazer isso de forma sutil, evitando (na sua concepção), causar maiores danos à outra parte, pois acreditam que declarar abertamente sua falta de interesse poderia magoar a outra parte.
Se você estava se relacionando com alguém que "evaporou", não se culpe. Lembre-se que a outra pessoa é dona da própria vontade e certamente esta sumida tem mais relação com aqueles conflitos mal-resolvidos dela, do que com você. E você não tem varinha mágica para resolver os problemas dos outros, não é?
Se você é a pessoa que "evaporou", seria adequado pensar em outras formas mais nobres de promover o desligamento: que tal se da próxima vez, que você sair com alguém que não lhe interessou, tentar converter esta relação em amizade? Ou falar abertamente e com delicadeza sobre os motivos que impediram que você desenvolvesse um interesse maior pelo outro? Enfim existem muitas alternativas para lidar este mal estar.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Ed., 2004.
_________________________________________________________________________
Como e quando procurar Psicólogos? Como e quando procurar Psicólogos? Não é a toa que você está lendo este artigo: se encontrou esta página de Psicologia, certamente tem algum interesse em assuntos relacionados à mente humana, ou está em busca de algum Psicólogo ou Psicóloga que o entenda completamente. é normal: em algumas fases da vida, nós simplesmente precisamos de ajuda psicológica, porque algumas situações dramáticas realmente são difíceis de atravessar sozinhos: por exemplo: lutos, términos de relacionamentos, brigas de família, traições conjugais, etc..
Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a). E nestas fases, parece que os amigos somem,o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte. Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir., o que leva nosso comportamento a ficar mais lento.
Minha sugestão para lidar com isso é: procurem ajuda. Procurem algum profissional que entenda de comportamento humano.
Que profissional procurar?
O Psicoterapeuta é sempre o profissional mais indicado para ajudá-lo a sair da crise e vai ajudar você a resgatar seu bem estar emocional, físico e cognitivo.
Caso prefira, também pode procurar por sessões de Psicanálise. O Psicanalista é o psicólogo que se especializou em Psicanálise, um curso de pós graduação que dura em média quatro anos e é reconhecido pelo CFP.
Mas também existe a possibilidade de buscar terapia Cognitivo comportamental. O Psicólogo Cognitivo Comportamental é o profissional com formação em TCC (quatro anos) especializado em modificação de pensamentos e comportamento humano.
E se o seu problema é conjugal, afetivo ou amoroso, a terapia de casal é muito indicada, uma vez que ajudará o casal a entender como o relacionamento funciona e de que forma as pessoas podem se compreender mutuamente.
Em Resumo: A Terapia o ajudará a encontrar soluções onde simplesmente não seria possível sem uma ajuda emocional externa.
Onde encontrar psicologos em São Paulo?
Procurar Psicóloga em São Paulo é uma tarefa ao mesmo tempo fácil e difícil: fácil porque a oferta é bem grande; difícil porque são muitos fatores que interferem na escolha.
Na hora de buscar psicólogos, seja específico: digite exatamente aquilo que procura, pode ser psicólogo, psicologa sp, psicoterapeuta, terapia de casal, terapia infantil, terapia individual, terapia cognitivo comportamental, psicanálise, psicanalista, psicóloga por convênio, etc.
O que é Psicoterapia?
Esclarecendo a Psicoterapia, para que todos possam entender melhor o que este termo significa.
Psicoterapia é o trabalho do psicólogo voltado para o atendimento clínico. As sessões costumam durar cerca de 50 minutos, mas algumas duram mais ou menos tempo. Depende do tipo de trabalho a ser realizado.
Observe a localização do consultório de Psicologia.
Não busque nem longe, nem fora de mão, de modo que você se atrase muito, porque a maioria dos psicólogos de São Paulo não consegue esticar ou repor uma sessão de terapia, devido ao alto volume de atendimentos diários. Um psicólogo clínico atende em média de 4 a 20 pessoas por dia! E isto em um dia normal. Portanto, fique atento ao local e ao horário.
Horários disponíveis
As Pessoas que trabalham e estudam têm limitações de horários, e por isso devem negociar com a psicóloga um horário que consiga comparecer porque as sessões devem ser feitas semanalmente (ou quinzenalmente, dependendo do caso a ser estudado).
Abordagens psicológicas:
Embora todas as abordagens da Psicologia sejam boas (eu jamais falaria o contrário), nem todas servem para todos. Por exemplo:
Na Terapia Cognitivo-comportamental, os Psicoterapeutas costumam ser mais interativos, fazendo o paciente pensar bastante sobre si mesmos, e sobre o que pensam, e como seu pensamento foi construído.
Os psicanalistas, por sua vez, tendem a ser silenciosos, ouvindo muito e interferindo pouco no discurso do paciente.
Já os psicólogos humanistas tendem a ser bem próximos dos seus pacientes, se colocando de maneira mais humana na relação, usando sua sensibilidade como principal instrumento de trabalho.
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia:
Quem quiser, precisar, merecer, gostar ou mesmo quem só quer conhecer o trabalho da Psicóloga. As pessoas em geral procuram somente quando estão muito fragilizadas, mas não trabalhamos necessariamente para pessoas com transtornos mentais, ou problemas graves: atendemos pessoas que simplesmente não se sentem compreendidas, querem expor seus pensamentos e não conseguem encontrar ninguém que as ouça. São Pessoas que atravessam uma solidão existencial: estão acompanhadas por diversas pessoas, mas parece que suas palavras são ditas ao vento.
Psicóloga e Psicoterapia na Vila Mariana em São Paulo SP. Bradesco,Amil,Sulamérica.Whatsapp (11) 99984-9910.Agende uma consulta gratuita | ||
Pelo link | Agenda OnLine | |
Por Whatsapp | (11-99984-9910) | |
Por Email | agendamento@psicologiasemfronteiras.com.br | |
Endereço | Em frente ao McDonalds | |
Horário de atendimento | Seg-sexta: Sábado: | 7:00 - 23:00 7:00 - 21:00 |