Inveja e ciúme são dois sentimentos negativos, que geram muita ansiedade. Embora sejam usados popularmente para definir algum tipo de mal-estar numa relação, não se trata de sinônimos.
Ciúme vem do Latim Zelumen, que significa: Zelo, cuidado.
Basicamente o ciúme é uma relação que envolve três elementos, que podem ser pessoas ou objetos.
Algumas pessoas afirmam ter ciúme do carro, do computador, etc. Neste caso o ciúme esta relacionado ao zelo, à manutenção e preservação do bem material, comportamento muito justo em se tratando de algo que foi adquirido com certo sacrifício, mas disfuncional se causar prejuízos de ordem social. Tais prejuízos podem surgir quando o indivíduo passa a valorizar mais os bens materiais do que as pessoas.
O ciúme entre pessoas geralmente envolve um elemento ameaçador à relação:
é comum ver mães com ciúmes de seus filhos pequenos, pois temem que a criança passe a amá-la menos. Ciúme na relação a dois pode aparecer quando um novo indivíduo se aproxima do casal, de forma ameaçadora ou não, embora em alguns casos seja percebida como tal.
Ciúme patológico
é algo que compromete a relação, pois geralmente existe uma tendência a invadir a vida do outro, vasculhar sua intimidade para garantir seu bem estar psíquico. Infelizmente, muitas pessoas que sofrem deste mal não conseguem perceber o quanto isto afeta uma relação, pois não existe confiança, que é o elemento básico de qualquer relacionamento.
Os indivíduos que apresentam esta tendência devem buscar apoio terapêutico, pois colocam sua relação em risco, comprometendo seu bem-estar e sua qualidade de vida.
-*-*-*-*-*-
Inveja vem do Latim Invidare, que pode ser traduzido como "não ver".
A inveja é uma relação que envolve dois elementos, onde existe uma tendência a destruição de algo que o outro tem. O comportamento que a pessoa invejosa demonstra é sempre no sentido de destruir algo que desejaria ter, mas que naquele momento, não possui e não vê nenhuma possibilidade de ter.
Pessoas com tendências invejosas podem simplesmente ignorar aquilo que o outro tem. Isto pode ser considerada uma forma simbólica de destruição, cujo objetivo é não ter de lidar com a falta de algo e ao mesmo tempo com a posse de outro.
Outra manifestação da inveja é aquela que tende a levar o indivíduo a denegrir a imagem alheia de forma muitas vezes maldosas, muitas vezes desacreditando-o nos círculos sociais.
A inveja também pode assumir uma forma "honesta" (digamos assim): algumas vezes se manifesta de forma aberta, escancarada.
------------------------------------------------------------------------
Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema parecido, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, etc
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais,
Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional.
Meu consultório de Psicologia fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP
Agende uma consulta Gratuita psicológica
Pelo link
Por Whatsapp
(11-99984-9910)
Por Email
agendamento@psicologiasemfronteiras.com.br
Endereço
Em frente ao McDonalds
Horário de atendimento
Seg-sexta:
Sábado:
Sábado:
7:00 - 23:00
7:00 - 21:00
Psicóloga online
Outros Sites de Psicologia